Curso voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade finaliza segunda edição

Curso voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade finaliza segunda edição

Foram promovidos 12 encontros, que contaram com rodas de conversa e ações educativas para mulheres em situação de risco e vulnerabilidade.

O curso de extensão “O Mundo das Mulheres e seus Direitos” encerrou sua segunda edição nesta segunda-feira (22), com encontro na Sala de Reuniões do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). Foram promovidos 12 encontros, que contaram com rodas de conversa e ações educativas para mulheres em situação de risco e desproteção social, atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) nos territórios Sul A e Oeste A de Londrina.

Coordenado pela professora Martha Ramirez Galvez, do Departamento de Ciências Sociais (CLCH), o curso é uma atividade do projeto de extensão “Violência de Gênero e Empoderamento de Mulheres em Desproteção Social”, sob coordenação da professora Silvana Mariano, que integra o Programa Institucional Empoderamento e Liderança das Mulheres Paranaenses, da UEL e da Fundação Araucária.

Segundo Martha Ramirez, nesta segunda edição houve uma procura maior de inscrições e participantes certificadas. “Ao todo, tivemos 30 mulheres inscritas, dos dois territórios, metade das quais cumpriram a carga horária. Cabe destacar o valor simbólico que as participantes atribuem ao fato de ter um certificado expedido pela UEL, uma vez que são mulheres com pouca ou nenhuma alfabetização”, avalia. A primeira edição do curso foi finalizada em dezembro de 2022.

Outro ponto destacado foi a ida das mulheres até o Campus da UEL, que frequentam os encontros na companhia de filhas, filhos e netas menores de idade, e puderam, neste último, se reunir com as responsáveis pela execução do projeto e autoridades. “É um momento importante de inclusão, que visa aproximar a comunidade externa à UEL, vista por parte dessa população como um espaço muito distante de seu cotidiano”, declara a professora Martha.

O encerramento contou com a presença da pró-reitora de Extensão (Proex) da UEL, Zilda Andrade, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Sueli Galhardi, além de representantes da Secretarias Municipais de Assistência Social e de Políticas para as Mulheres. Segundo Martha Ramirez, estas entidades são parceiras na execução das atividades e têm sido essenciais para o desenvolvimento do curso. “O encontro das mulheres com autoridades do Poder Executivo e de controle social foi pensado para proporcionar um espaço de promoção da participação cidadã”, completa.

As participantes receberam certificado do curso de extensão “O Mundo das Mulheres e seus Direitos” (Divulgação).

O curso tem participação das bolsistas de iniciação extensionista Mariana Ribeiro e Caroline Garbosa; de três colaboradoras externas na comissão organizadora, Káthia Godoy e Maysa Utiamada, técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social, e da socióloga Elaine Galvão, da Rede Feminista de Saúde; além de técnicas do CREAS do CRAS. Neste semestre, também participaram as arte-educadoras da Associação Londrinense de Circo, que realizaram atividades com os filhos e filhas, enquanto as mulheres frequentaram os encontros.

Próxima edição

Outras edições do curso “O Mundo das Mulheres e seus Direitos”, que prevê doze encontros de duas horas com temas diversos voltados para o empoderamento feminino, serão realizadas em diferentes territórios da cidade, até o primeiro semestre de 2024.

Curso contou com participação de mulheres que estão na Administração Municipal. Objetivo foi promover formação cidadã (Divulgação).
Leia também