Nigep desenvolve pesquisa em cadeias produtivas do Vale do Ribeira

Região no PR abrange sete municípios com IDH menor do que a média. Devem ser beneficiadas cadeias de mel de abelha, mandioca e tangerina, entre outras.

O Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (Nigep) da UEL está participando do Programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) Vale do Ribeira, que tem o objetivo de levantar informações do potencial da cadeia produtiva do mel de abelha, mandioca, tangerina e as esferas que englobam a economia criativa dos sete municípios da região. O projeto foi iniciado em dezembro passado e a equipe do Nigep tem até o final do ano para apresentar o resultado final e um plano de ação.

Segundo o integrante da coordenação do Núcleo e professor Saulo Amâncio Vieira, do Departamento de Administração (Cesa), a equipe é composta por 30 professores e estudantes de graduação e pós-graduação. Também integra o projeto a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (Fauel), responsável pela contratação, recolhimento e administração.

Ele explica que a região do Vale do Ribeira, no lado paranaense, abrange os municípios de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná. A região apresenta um dos piores indicadores sociais do estado, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,711, ou seja, abaixo da média paranaense (0,786), segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

As equipes estão na fase de coleta de dados que deverá auxiliar na definição das carências a serem focadas posteriormente pelo plano de ação. As informações são coletadas junto à população dos municípios, responsáveis por apontar as necessidades e prioridades da pesquisa.

O programa VRS do Paraná desenvolve cadeias de valor, a partir das vocações das diversas regiões do estado do Paraná, considerando desde os produtos tradicionais do até a história e os costumes. É uma iniciativa do Invest Paraná, em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest). O Nigep da UEL já integra o programa VRS da cadeia do Mate, que deverá beneficiar produtores do Centro-Sul do Estado, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). O Núcleo também atuou no projeto da Invest Paraná de instalação de pontos turísticos de apoio a viajantes em rodovias estaduais.

Prefeituras

A equipe do Nigep também está trabalhando em duas prefeituras da região, Arapongas e Rolândia. Os projetos buscam levantar informações para um diagnóstico da área de Recursos Humanos (RH), considerada um ponto crítico nas gestões municipais. A coordenação do trabalho é do professor Luciano Munck, do Departamento de Administração.

Em Arapongas, o trabalho está em fase mais adiantada e a proposta é apresentar um novo modelo de gestão. Em Rolândia, a contratação foi feita no início desse ano e a previsão é apresentar um primeiro resultado já neste segundo semestre. A expectativa é de que os resultados possam orientar contratações por meio de concursos, além de propor ajustes e possíveis remanejamento de servidores municipais.