CTQ do HU promove Junho Laranja com atividades de prevenção a queimaduras

Tema da campanha é "Não se choque: eletricidade queima" e visa combater acidentes em rede elétrica, que correspondem a quase metade dos óbitos por queimaduras no Brasil.

Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do Hospital Universitário (HU), promove o Junho Laranja para orientar sobre as formas de prevenção contra queimaduras. O Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras é celebrado oficialmente em 6 de junho. A campanha é concebida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). O tema central deste ano é “Não se choque: eletricidade queima”.

Neste ano, o CTQ conta com parceria com curso de especialização em Direção de Arte: Design e Comunicação (Ceca), coordenado pelo professor Rogério Zanetti Gomes, do Departamento de Design Gráfico. O material gráfico da campanha foi elaborado pelos alunos do curso e envolveu diversas matérias. Os alunos dividiram-se em seis grupos e cada um criou uma identidade visual. As peças serão divulgadas nas redes sociais do HU durante todo o mês de junho.

O Junho Laranja conta com apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel). A empresa já promove ações de prevenção contra acidentes elétricos. Para a campanha, disponibilizou espaço de divulgação em seu site. Além disso, profissionais da Companhia serão parceiros como fontes de informações de prevenção em materiais divulgados durante o mês.

Alerta

Segundo a SBQ, a escolha do tema veio após a divulgação do Boletim Epidemiológico de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde. O documento alertou para a necessidade de medidas incisivas para diminuição das taxas de acidentes elétricos. Entre 2015 e 2020, ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil, a eletricidade foi responsável por 9.117 óbitos, correspondendo a 46,1% do total.

A queimadura elétrica tem grande potencial de causar óbito imediato no momento do trauma, correspondendo a 70% das ocorrências. As sequelas podem ser significativas, incluindo grandes amputações. A faixa etária de 20 a 59 anos é a mais acometida, devido à relação com a atividade produtiva ou laboral, sendo a construção civil informal uma das atividades mais vulneráveis para estes acidentes. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o Paraná ocupa o 20º lugar em número de mortes por milhão de habitantes envolvendo acidentes elétricos.

Além da programação online, o CTQ também irá promover, no dia 15 de junho, evento presencial no HU com orientações para visitantes, pacientes e funcionários.

Concurso de desenho

O CTQ também vai promover a 4ª edição do concurso de desenho “Prevenção de Queimaduras”, direcionado a crianças de até 10 anos. O objetivo do concurso é despertar nas crianças a consciência dos perigos dos materiais inflamáveis e prevenção a queimaduras, além de exercitar a criatividade.

Os desenhos vão ser recebidos apenas online, até o dia 25 de junho, pelo link do formulário Google. Depois, serão disponibilizados em um álbum na página do Facebook do Hospital Universitário da UEL, sem identificação de autoria. O post com o desenho mais curtido na página do HU será o vencedor do concurso. A votação vai até às 16h do dia 3 de julho. Somente depois o autor do desenho será revelado. A divulgação será feita na página do HU e o vencedor será contatado por telefone.

O prêmio é simbólico: uma caixa de lápis de cor com 24 cores. Além disso, o desenho será capa do Facebook do Centro de Tratamentos de Queimados durante o mês de julho. Cada participante pode enviar quantos desenhos quiser, desde que, para cada envio, preencha o formulário novamente.

As regras do concurso estão disponíveis na página do Facebook do HU e também no formulário de inscrição.