UEL recebe secretário Aldo Bona para tratar de ações conjuntas na área agrícola

A organização da Via Rural Smart Farm foi um dos temas abordados juntamente com o IDR-Paraná. Reunião contou com autoridades regionais e estaduais.

Beatriz Botelho

Agência UEL

Com o objetivo de estreitar relações entre as universidades paranaenses e a área agrícola do Estado, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, esteve nesta terça-feira (10), no Campus Universitário, para tratar com a reitora da UEL, Marta Favaro, e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Natalino Avance de Souza, a aproximação das pesquisas acadêmicas e a organização de eventos conjuntos.

Entre os desafios para a nova gestão estadual, iniciada neste mês de janeiro, Aldo Bona afirmou ser importante aproximar o planejamento do IDR com a pesquisa agrícola feita no Paraná. “Teremos recursos disponíveis para financiar as pesquisas das universidades dentro das áreas prioritárias. Existe um órgão responsável por pensar a agricultura do Estado, que é o IDR. Nós devemos colaborar com ele”, disse.

Para a reitora da UEL, o compromisso da instituição é aproximar-se do órgão e contribuir para que a sociedade se beneficie do conhecimento produzido na Universidade, com a participação ativa e direta de professores e estudantes. “As Ciências Agrárias são áreas fortes de formação e pesquisa da UEL. O encontro promovido pelo secretário Aldo Bona pode aproximar nossos pesquisadores e seus projetos com fontes de fomento, possibilitando que a sociedade usufrua dos processos e produtos resultantes de nossas ações”, avaliou Marta. Destaque para os Programas de Pós-graduação em Ciência Animal e Agronomia avaliados com nota máxima pela Capes.

Natalino de Souza indicou a necessidade de entregar para o agricultor os resultados gerados nas pesquisas. “O objetivo é trazer inteligência da Universidade. Queremos modernizar e atualizar para poder encantar o produtor rural”, afirmou. Uma das formas dessa ação ser aprimorada é na Via Rural, realizada anualmente durante a ExpoLondrina – principal tema abordado durante a reunião.

Via Rural

Conhecida anteriormente como “Fazendinha”, a Via Rural leva diversas novidades e inovações até o produtor rural do Paraná. É por este motivo, segundo Souza, que, a partir da edição deste ano, o evento terá o nome de Smart Farm, traduzido do inglês como fazenda inteligente. A Via Rural Smart Farm é uma iniciativa do IDR, em parceria com a UEL, Secretaria do Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Sociedade Rural do Paraná (SRP).

Como lembrou a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade, a UEL participa com diversos projetos e aproxima a pesquisa de ponta e a extensão universitária dos produtores. Estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciências Biológicas, Geografia, Jornalismo e Relações Públicas participam todos os anos das atividades. Um dos projetos, por exemplo, é o “Seda Brasil: o fio que transforma”, coordenado pela professora do Departamento de Design e assessora de Relações Institucionais e Inovação da Fundação Araucária, Cristianne Cordeiro do Nascimento, que oferece palestras e treinamentos para interessados em atuar na produção de bichos-da-seda no Paraná.

Reunão nesta terça-feira (10) discutiu encaminhamentos para organização da Via Rural Smart Farm (Foto: André Ridão)

Na edição deste ano, que será entre os dias 6 e 16 de abril, diversas áreas serão envolvidas, como piscicultura, agrofloresta, agroecologia, plantas medicinais e comunicação. Para isso, mais estudantes, de diferentes cursos, serão envolvidos no processo, com possibilidade de receberem bolsas pela atuação. “A experiência que os estudantes têm é gigante. É sair da sala de aula e viver a experiência, para ampliar o leque”, afirma Cristianne.

Participaram também da reunião a chefe do Núcleo Regional da Casa Civil da Região Metropolitana de Londrina, Sandra Moya; o professor do Departamento de Agronomia, Sérgio Ruffo; a diretora de pesquisa do IDR-Paraná, Vania Moda Cirino, e demais representantes do órgão.

Seti

Nomeado dia 2 de janeiro pelo governador, Carlos Massa Ratinho Junior, Aldo Bona assume a reestabelecida Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). De 2019 a 2022, Bona participou da gestão estadual como superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Neste novo mandato, a pasta ganha peso político e retorna ao primeiro escalão da gestão governamental, com a elevação de Superintendência para Secretaria.

A Seti é responsável pelas sete Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, e conta com cerca de 95 mil estudantes matriculados e 7.685 docentes. Segundo a reitora da UEL, Marta Favaro, receber o secretário neste início de nova gestão é um momento importante para alinhar novos projetos e retomar os iniciados em 2022.

aldo bona
Aldo Bona foi nomeado secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no início de janeiro (Foto: André Ridão)

Na opinião de Bona, desde a primeira gestão, o objetivo é conectar as universidades com todas as demandas da sociedade paranaense. “A reunião que tivemos hoje acenou para uma série de outras conexões possíveis, necessárias e urgentes, que vamos fazer a partir desse ano, envolvendo todo nosso sistema de Ciência e Tecnologia do Paraná. Este é o primeiro passo de conexão imediata das sinergias que temos”, afirmou o secretário. Além das IES, a Fundação Araucária e o Tecpar também estão sob a gerência da Secretaria.

Aldo Bona é professor na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), onde ocupou os cargos de reitor e vice-reitor. Também presidiu a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).