Estudantes de Comunicação são finalistas em 19 categorias do Expocom Sul 2023

Prêmio destaca trabalhos exemplares produzidos na região Sul do Brasil. Ano passado, equipe da UEL já havia se destacado na competição.

A UEL é a quinta melhor entre 29 universidades e faculdades de toda a região Sul em número de trabalhos finalistas no Expocom Sul, uma das premiações mais prestigiadas da área de Comunicação, com produções de universidades públicas e privadas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A premiação reúne diversas vertentes práticas da Comunicação. Nas categorias de “Jornalismo” e “Rádio, TV e internet” a UEL está entre as três com mais finalistas.

Pelo segundo ano consecutivo, o coordenador da UEL nas indicações ao Expocom foi o professor do Departamento de Comunicação (Ceca) Heron Heloy, do curso de Jornalismo, que destaca a importância das premiações na vida dos alunos e alunas. “Ano passado tivemos nove finalistas na etapa regional e isso serviu para mostrar aos estudantes que os trabalhos deles têm muito potencial em nível regional e nacional. O resultado disso foi que neste ano mais que dobramos o número de finalistas, passando de nove para dezenove. É nosso melhor resultado nos últimos 10 anos”, pontua Heloy. Além dos nove finalistas em 2022, a UEL também foi campeã regional e nacional em três categorias.

O professor também destaca o desempenho da UEL no comparativo com outras universidades. “De 29 universidades com trabalhos finalistas, ficamos em quinto, atrás apenas de instituições federais, uma particular de porte nacional e a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), que neste ano sedia o evento. Muitas dessas universidades possuem cursos que nós não temos, como Publicidade e Propaganda, então, automaticamente temos menos categorias disponíveis para concorrer. Isso prova que foi um resultado muito significativo de nossos estudantes, fruto de muito trabalho e empenho deles”.

Equipe da UEL no Expocom 2022. Na época, estudantes levaram o campeonato regional e nacional, além de três categorias (Foto: Arquivo)

Determinação que garantiu para Valentina Sieplin, estudante do segundo ano noturno de Jornalismo, a participação como finalista em três categorias: Produção laboratorial em Radiojornalismo; Produção em Fotojornalismo e Reportagem em Telejornalismo. “Produzir esses trabalhos foi muito enriquecedor. O Expresso Sonoro, por exemplo, projeto finalista em radiojornalismo, foi desenvolvido para entendermos melhor a rotatividade em todas as funções dentro do jornalismo, então pude melhorar minhas habilidades de escrita, edição de áudio, produção de pauta, entrevistas e até mesmo fotos.” Agora, a estudante aguarda a viagem para Guarapuava. “Estou muito ansiosa para a premiação, a UEL teve uma grande quantidade de finalistas e poder fazer parte desse time para representar a Universidade é uma oportunidade incrível”, avaliou a estudante.

E a empolgação não é só de quem vai pela primeira vez. O estudante Fernando Baricati, do quarto ano noturno de Jornalismo, foi campeão regional e nacional no ano passado e adquiriu gosto pelos congressos. Este ano ele é finalista em quatro categorias: Revista-laboratório, Reportagem em vídeo/telejornalismo, Produção multimídia e Programa laboratorial de TV. “Cada trabalho foi uma experiência única, aprendizados diferentes. Ter sido campeão ano passado me animou bastante para a edição deste ano. Não foi apenas a premiação, mas sim a experiência de ter viajado pelo Brasil para disputar um prêmio. Em 2022 a edição nacional foi em João Pessoa, na Paraíba, e o aprendizado que a gente tem em visitar regiões do Brasil com culturas diferentes da nossa, é muito grande”, falou Baricati.

Expocom e Intercom Sul 2023

O congresso regional será realizado entre os dias 8 e 10 de junho, em Guarapuava, Paraná. Os estudantes que vencerem a etapa regional estarão classificados para a nacional, que este ano será em Belo Horizonte, Minas Gerais, no mês de setembro.

*Heron Heloy é professor do curso de Jornalismo da UEL.