Capes destaca teses da UEL nas áreas de Serviço Social e Ciências da Reabilitação

Prêmio Capes de Tese selecionou 49 trabalhos, de um total de 1469 inscritos. UEL foi premiada em duas áreas.

Duas teses de doutorado defendidas no ano passado por estudantes de programas de pós-graduação da UEL, nas áreas de Ciências da Reabilitação e Serviço Social, foram selecionadas no edital do Prêmio Capes de Tese 2023. O resultado preliminar foi divulgado nesta segunda-feira (14) e selecionou 49 trabalhos de um total de 1469 inscritos na edição deste ano. As relacionadas nesta etapa concorrem agora para o Grande Prêmio Capes de Tese, que deverá selecionar um trabalho por área – Ciências da Vida, Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar – que deverá ser divulgado em novembro. A solenidade de entrega do Prêmio será em dezembro.

Entre os trabalhos selecionados está a tese “Cadê o Haiti? o processo de formação identitária das crianças haitianas (ti dyaspora) na relação entre a escola e suas famílias no Brasil”, de autoria de Jean Baptiste Marc Donald, orientado pelo professor Wagner Roberto do Amaral, do Departamento de Serviço Social (Cesa). Marc Donald é primeiro doutor haitiano da UEL. O trabalho aborda a identidade das crianças haitianas no Brasil, a relação entre escola pública e suas famílias de origem, tendo como objetivo identificar e analisar as influências do ambiente escolar e familiar sobre a formação identitária dos ti dyaspora haitianos no Brasil. A pesquisa foi de natureza qualitativa e teve sua metodologia dividida em revisão bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo.

Formado em Serviço Social pela Université d’Etat do Haiti (UEH), Marc migrou para o Brasil em 2016, para fazer o mestrado em Serviço Social e Política Social da UEL, por meio do Convênio Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Durante o mestrado e doutorado, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo o professor Wagner, o reconhecimento do trabalho do doutorando demonstrou a relevância da produção acadêmica do programa de Serviço Social e Política Social. Para ele, a presença do estudante nas atividade estabeleceu pontes na relação humanitária Brasil/Haiti. Ouça o professor:

“(A presença de Marc) ampliou o diálogo internacional com outras realidades nacionais, principalmente aquelas que vivem e viveram sob o jugo da invasão de outros países e traz esperança que estes cidadãos possam produzir conhecimento. Essencial receber e dialogar com os haitianos para que eles possam ser investigadores dessa realidade e possam ser agentes dessa mudança”

Wagner Roberto do Amaral, professor do Departamento de Serviço Social

Força e envelhecimento

O outro trabalho da UEL selecionado no prêmio Capes 2023 é “Fundamentos teóricos e futuras perspectivas para novas avaliações e intervenções clínicas em indivíduos com DPOC com sarcopenia: interação entre gerontologia e pneumologia”, de autoria do estudante chileno Walter Aquiles Sepúlveda Loyola, orientado pela professora Vanessa Suziane Probst, do Departamento de Fisioterapia (CCS), vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Associado em Ciências da Reabilitação (UEL-Unopar).

Segundo a professora Vanessa, o doutorando se mostrou um aluno acima da média, dedicado e estudioso, e conseguiu desenvolver trabalhos de destaque, tanto no mestrado quanto no doutorado. “Universidades de todo o país indicam suas melhores teses, instituições com larga experiência na pesquisa. Assim, ver um trabalho nosso escolhido como o melhor da área é motivo de muita alegria”, comemorou.

Ela explica que a tese contribuiu para o entendimento das síndromes geriátricas, estabelece pontos de corte para o diagnóstico de uma nova síndrome (a osteosarcopenia) e chama a atenção para a importância do estudo da sarcopenia em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica. A tese é constituída por sete artigos científicos, seis deles publicados em periódicos de alto impacto. Ouça a entrevista com a professora Vanessa Probst:

Premiação

Os autores dos trabalhos finais selecionados receberão bolsas de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seus orientadores ganharão um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificados que também serão oferecidos aos co-orientadores e aos programas de pós-graduação nos quais as teses foram defendidas.

O Grande Prêmio corresponde a uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por até 12 meses, mais certificado e troféu. Cada orientador vai receber premiação de R$9 mil, para participar de congresso internacional e certificado de premiação que também será entregue aos coorientadores e ao Programa.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Capes.