Teses defendidas na UEL são premiadas em última etapa do Prêmio Capes

Prêmio mais importante de divulgação científica do país reconheceu pesquisas nas áreas de Serviço Social e Fisioterapia.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta quinta (31) , no Diário Oficial, a lista final de vencedores do Prêmio Capes de Teses de 2023, mais importante premiação da produção científica brasileira gerada em programas de pós-graduação. Este ano, concorreram 1.469 teses, o maior número em 19 edições já realizadas. Dois estudos de Programas da UEL estão entre os contemplados.

A tese premiada é “Fundamentos teóricos e futuras perspectivas para novas avaliações e intervenções clínicas em indivíduos com DPOC com sarcopenia: interação entre gerontologia e pneumologia”, de autoria do estudante chileno Walter Aquiles Sepúlveda Loyola, orientado pela professora Vanessa Suziane Probst, do Departamento de Fisioterapia (CCS). É o único estudo premiado da área de Educação Física.

Já a tese “Cadê o Haiti? o processo de formação identitária das crianças haitianas (ti dyaspora) na relação entre a escola e suas famílias no Brasil”, de autoria de Jean Baptiste Marc Donald, orientado pelo professor Wagner Roberto do Amaral, do Departamento de Serviço Social (Cesa), recebeu menção honrosa. Jean é o primeiro haitiano doutorado pela UEL.

Os autores dos trabalhos selecionados receberão bolsas de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seus orientadores ganharão um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificados que também serão oferecidos aos co-orientadores e aos programas de pós-graduação nos quais as teses foram defendidas.