Teses defendidas na UEL são premiadas em última etapa do Prêmio Capes

Teses defendidas na UEL são premiadas em última etapa do Prêmio Capes

Prêmio mais importante de divulgação científica do país reconheceu pesquisas nas áreas de Serviço Social e Fisioterapia.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta quinta (31) , no Diário Oficial, a lista final de vencedores do Prêmio Capes de Teses de 2023, mais importante premiação da produção científica brasileira gerada em programas de pós-graduação. Este ano, concorreram 1.469 teses, o maior número em 19 edições já realizadas. Dois estudos de Programas da UEL estão entre os contemplados.

A tese premiada é “Fundamentos teóricos e futuras perspectivas para novas avaliações e intervenções clínicas em indivíduos com DPOC com sarcopenia: interação entre gerontologia e pneumologia”, de autoria do estudante chileno Walter Aquiles Sepúlveda Loyola, orientado pela professora Vanessa Suziane Probst, do Departamento de Fisioterapia (CCS). É o único estudo premiado da área de Educação Física.

Já a tese “Cadê o Haiti? o processo de formação identitária das crianças haitianas (ti dyaspora) na relação entre a escola e suas famílias no Brasil”, de autoria de Jean Baptiste Marc Donald, orientado pelo professor Wagner Roberto do Amaral, do Departamento de Serviço Social (Cesa), recebeu menção honrosa. Jean é o primeiro haitiano doutorado pela UEL.

Os autores dos trabalhos selecionados receberão bolsas de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seus orientadores ganharão um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificados que também serão oferecidos aos co-orientadores e aos programas de pós-graduação nos quais as teses foram defendidas.

Leia também