Iniciativa do Design realiza entrega de kits de higiene bucal feitos de material reciclado 

Iniciativa do Design realiza entrega de kits de higiene bucal feitos de material reciclado 

Foram entregues 88 kits de higiene bucal a trabalhadores de quatro cooperativas de recicláveis de Londrina, contendo escovas de dentes, creme e fio dental.

Estudantes ligados ao projeto de extensão Lonarte, do Departamento de Design da UEL (Ceca), realizaram a entrega de 88 kits de higiene bucal a trabalhadores de quatro cooperativas de materiais recicláveis de Londrina. Contendo escova de dentes, creme e fio dental, os produtos de higiene bucal foram acomodados em necessaire´s produzidas a partir de materiais que são pouco aproveitados pela reciclagem, como banners usados por empresas de comunicação feitos em PVC (policloreto de vinilo), e que seriam destinados ao aterro sanitário de Londrina. O objetivo é continuar a produção dos kits de modo a contemplar os trabalhadores das outras três cooperativas que atuam na cidade, no início do ano que vem. 

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora do Departamento de Design Camila Doubek, a ação foi mais uma etapa do projeto, formado por estudantes dos cursos de Design de Moda e Administração, e conta com o apoio da coordenadora do projeto ReciclaUEL, Maria José Sartor.

Buscando trabalhar com o conceito de Economia Circular, as necessaire`s foram produzidas por trabalhadoras autônomas ligadas ao Programa Municipal de Economia Solidária, cuja sede fica na avenida Rio de Janeiro, no Centro. Já os produtos de higiene bucal foram adquiridos com recursos próprios dos integrantes do projeto. Além deles, o docente do Departamento de Odontologia da UEL, Ricardo Sérgio Couto de Almeida, atuou como colaborador.

“Essa ideia dos kits de higiene bucal surgiu em uma reunião com o professor da Odontologia (Ricardo), que tem um projeto com pessoas em situação de rua. E ele trouxe dados importantes, porque muitas pessoas em situação de vulnerabilidade costumam buscar o atendimento já em situação muito complicada de saúde bucal”, explica a professora Camila Doubek.

Inseridos no kit de higiene bucal, folhetos com dicas de saúde também foram enviados aos trabalhadores autônomos da reciclagem, que, muitas vezes, acabam se deparando com uma realidade de trabalho que não oferece condições adequadas para a realização dos cuidados necessários.  

O material utilizado na produção dos kits havia sido encaminhado por empresas e pessoas físicas quando da realização de um chamamento, na primeira etapa do projeto. Para a professora, o volume de banners e outros equipamentos encaminhados demonstra a urgência de se pensar novas funções para estes materiais, evitando o descarte irregular ou mesmo reduzindo o consumo do plástico. e os danos ambientais. “Nós lançamos o projeto, a notícia se espalhou e recebemos muitos banners de empresas.  Acredito que tenhamos cerca de 300 a 400 banners guardados, então já não estamos recebendo mais porque já não há espaço de armazenamento”, conta. 

Ainda integram o projeto de extensão os alunos Kaique Cornélio (Design de Moda) e Beatriz Costanzi (Administração), e a egressa do curso de Design de Moda Jordana Bennemann.

Leia também