UEL reúne mais de 400 servidores durante o 27º Josuepar

Neste ano, UEL sedia o evento, que terá início nesta sexta-feira (6), às 14h, na Associação do Pessoal da Universidade Estadual de Londrina (Apuel).

Entre os dias 6 e 8 de setembro, a Universidade Estadual de Londrina sedia a 27ª edição dos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (Josuepar), quando mais de 400 atletas amadores participarão da disputa de diversas modalidades esportivas. Tradição entre docentes e agentes universitários das sete universidades estaduais (IEES) do Paraná, o Josuepar é um evento itinerante que tem o objetivo de promover o bem-estar e a saúde dos servidores por meio da integração e da prática esportiva.

Para dar o pontapé inicial na programação institucional, a reitora da UEL, Marta Favaro, recebe o secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, e os pró-reitores das IEES no Gabinete da Reitoria, no início da manhã desta sexta-feira (6). Também estão previstas visitas em centros de estudos e laboratórios da Universidade Estadual de Londrina e o início dos jogos será às 14h, na Associação do Pessoal da Universidade Estadual de Londrina (Apuel).

Oportunidade de integração e prática esportiva também para servidores aposentados, o Josuepar irá englobar as seguintes modalidades esportivas: Basquete; Beach Tennis (duplas); Bolão; Canastra (dupla); Corrida (provas de 400m, 800m e revezamento); Corrida Rústica; Dominó; Futebol Suíço Livre; Futebol Suíço 50+; Futsal Feminino; Natação; Sinuca; Truco; Voleibol e Xadrez. Para os futebolistas da UEL o ânimo e o espirito esportivo estão em alta, uma vez que a UEL realizou entre os meses de junho e agosto o Torneio Beira Morto de Futebol Suíço.

O Josuepar é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), em parceria com o Centro de Educação Física e Esportes (CEFE); Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH); Prefeitura do Campus Universitário (PCU) e Associação do Pessoal da Universidade Estadual de Londrina (Apuel). Também são apoiadores a Seti e a Secretaria de Estado do Esporte do Paraná (Paraná Esporte).

“O esporte é considerado estratégico pois possibilita aos servidores se conhecerem melhor fora do ambiente de trabalho e criarem laços de amizade. Além disso, o esporte pode ajudar a melhorar a comunicação e o trabalho em equipe, pois muitas modalidades exigem uma forte colaboração entre os membros do time para alcançar o sucesso”, destaca a professora Zilda Andrade, pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL.

Criado em 1992, o Josuepar é um evento itinerante. A cada edição, uma das sete instituições de ensino superior é responsável por sediar e organizar a competição. Em 2022 e 2023, os jogos foram promovidos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).