UEL é a melhor estadual do Brasil no quesito Inovação, indica ranking britânico

Instituição ficou na 26ª posição no ranking geral, entre 62 universidades classificadas, das quais 51 públicas. Resultado é superior ao obtido ano passado.

A UEL foi considerada a melhor universidade estadual do país no quesito “Inovação”, pelo ranking da consultoria britânica Times High Education (THE) 2023, divulgado na última terça-feira (11). Na lista, nos quesitos gerais, a estadual londrinense também subiu 24 posições no ranking geral (foi da 50ª para a 26ª posição), entre 62 instituições públicas e privadas do Brasil avaliadas. A UEL também figura como melhor universidade estadual do Sul e a quinta melhor estadual do país, com média final ponderada de 19,15. O resultado é superior ao obtido no ano passado, quando a instituição alcançou média 18,4.

Este ano a UEL conseguiu melhorar a classificação nos principais indicadores de desempenho. A avaliação foi feita com base em 13 indicadores de desempenho divididos em quatro áreas – Ensino, Pesquisa, Transferência de Conhecimento e Perspectivas Internacionais. Ao todo o Times Higher Education World University Rankings 2023 avaliou 1.799 universidades de 104 países.

No cenário nacional, as instituições que mais se destacaram foram a Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Avaliação

Para a reitora da UEL, professora Marta Favaro, os resultados dos ranqueamentos têm mostrado a potência da UEL e das universidades estaduais. “Temos nos destacado pela qualidade do ensino, na produção cientifica e, principalmente, na inovação. Isso demostra que estamos agindo em todas as áreas: no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação e na prestação de serviço. Esse é o papel e a natureza da Universidade: formar profissionais, produzir conhecimento e inovação com foco no desenvolvimento de Londrina, do Paraná e do Brasil”.

Como lembra a reitora da UEL, a instituição tem feito esforços em prol da inovação. Em setembro de 2021, o Conselho Universitário aprovou a Política de Inovação de Ciência e Tecnologia com o objetivo de estimular a inovação, negociar e gerir acordos de transferência e licenciamento de tecnologia. Além disso, há ações para apoiar e promover a Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec), com foco em parcerias e convênios.

Já a diretora de Avaliação e Informação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), professora Valdete de Oliveira Mrtvi, explica que nos últimos anos a UEL vem mantendo ótimo desempenho nos índices avaliados pelo THE. Ela enfatiza que sempre há espaço para melhorias e avanços, no entanto, é extremamente importante reconhecer que os resultados alcançados são diferenciais e não seriam possíveis sem o esforço e a dedicação de toda a comunidade universitária.

A professora Valdete ainda ressalta que os dados que concederam à UEL a boa colocação esse ano são referentes ao período em que a sociedade ainda enfrentava restrições severas decorrentes da pandemia de Covid-19. De acordo com a diretora, esta conquista reforça o fato de que, durante esse período, a Universidade não apenas manteve, mas expandiu muitos dos serviços prestados para a comunidade interna e externa.

Ranking latino americano

Em julho passado, a consultoria britânica divulgou o THE Latin America 2022, quando a UEL ficou classificada na 28ª posição, resultado semelhante ao ano passado e se estabelecendo entre as universidades mais bem ranqueadas na América Latina e no Caribe. O levantamento considerou 97 Instituições de Ensino Superior, 20 a mais do que no ano passado. No cômputo geral, a UEL ficou na posição 50 e entre as quatro melhores do Estado.