XIV Simpósio de Humanização em Saúde está com inscrições abertas 

XIV Simpósio de Humanização em Saúde está com inscrições abertas 

Projeto iniciado em 2006 deixa cotidiano de pacientes do Hospital Universitário (HU) mais leve. Evento será entre 18 e 20 de outubro.

Estudantes, docentes e membros da comunidade externa da UEL já podem se inscrever no XIV Simpósio de Humanização em Saúde, que será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro. Neste ano, o evento volta ao formato presencial, no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), após edição online em decorrência da pandemia da Covid-19. Os interessados podem aproveitar o valor promocional dos ingressos, de R$20,00, disponíveis até esta sexta-feira (7) para compra pela plataforma Sympla. Já alunos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, podem solicitar a inscrição com valor social.

Contando com oficinas e palestras voltadas à humanização dos tratamentos oferecidos por profissionais de diversas áreas, o Simpósio traz o tema “Com(tato): a importância do contato na humanização em saúde”. Serão abordadas pautas relevantes sobre saúde mental nos períodos pré e pós pandemia, cuidados paliativos de idosos, cuidados infantis, além de mesas-redondas com relatos de experiências. As atividades são voltadas a alunos de Psicologia, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Fisioterapia, Serviço Social, Educação Física e Nutrição, mas a programação é aberta a profissionais e estudantes de outras áreas do conhecimento.

SensibilizArte

O Simpósio de Humanização em Saúde é organizado pelos coordenadores do projeto SensibilizArte. Criado em 2006 por dois estudantes de Medicina, o SensibilizArte virou um projeto de extensão da Universidade que utiliza recursos artísticos, como música, artesanato e a arte do palhaço, para trazer leveza ao ambiente hospitalar, expandindo as perspectivas dos pacientes. 

Coordenadora do grupo que atua com a arte do palhaço, a estudante do segundo ano de Psicologia da UEL Rafaela Valentini lembra que a participação no Simpósio é obrigatória àqueles estudantes interessados em se tornarem membros do projeto. “Quem quer participar do projeto deve frequentar o evento nos três dias. Os participantes receberão certificado e horas de atividades complementares”, lembra.

“A expectativa é muito boa. O projeto em si é sensacional e queremos que os participantes o conheçam melhor. Estou há pouco tempo e já estou apaixonada. Estendemos o convite mesmo a quem não puder participar do projeto”, conclui. O principal canal de comunicação com os coordenadores é o @sensibilizarteuel.

Leia também