“A gente aprendia muita coisa na marra”. Diretor da PCU fecha série sobre 52 anos da UEL

Engenheiro Lauro Pessoa Filho comandou por 20 anos divisão da Prefeitura do Campus. Série da TV UEL marca os 52 anos da Universidade.

Era final dos anos 1970. O engenheiro Lauro Pessoa Filho havia recebido um convite para trabalhar na multinacional de tecnologia Siemens, em São Paulo. Ao mesmo tempo, seu pai, um dos pioneiros da Universidade Estadual de Londrina, trazia a informação de que a recém-criada Prefeitura do Campus Universitário (PCU) da UEL estava precisando de alguém que administrasse a Divisão de Manutenção de Equipamentos. O engenheiro, então, fincou raízes e permaneceu em Londrina e na UEL, onde dedicou duas décadas de sua vida.

Com o depoimento de Lauro Filho, a TV UEL encerra a sua série de entrevistas com figuras importantes que passaram pela Prefeitura do Campus e ajudaram a construir a UEL. A série é uma homenagem aos 52 anos da instituição, completados no último sábado (7), e já teve seis entrevistas publicadas. Agora, Lauro Filho se junta a Marli Aparecida, Devanir, Zezito, Genival Severino, Marli Lima e Laerte Matias neste resgate de memórias valiosas sobre a história da Universidade.

Uma dessas histórias, por exemplo, é de que a divisão que coordenava chegou a ser responsável pela manutenção de 80% dos equipamentos da UEL. Eles lidavam com máquinas de escrever, refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado, retroprojetores, televisores, entre outros. “Raramente a gente pedia alguma coisa para fora, a não ser alguns equipamentos mais sofisticados, como microscópios”, conta o ex-diretor.

Lauro também acompanhou o início do desenvolvimento tecnológico na Universidade. Ele fez parte do projeto diretor de telecomunicação e da instalação da rede telefônica por ramais em todo o Campus. Inicialmente, foram instalados 400 ramais, o que revolucionou a comunicação entre os funcionários de todos os centros da UEL. O servidor se aposentou na UEL aos 44 anos para administrar um negócio próprio.

A série completa com as entrevistas pode ser consultada no Youtube da TV UEL.

Com informações do Portal do Servidor da UEL.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.