Feira movimenta Campus e divulga oportunidades de cursos aos estudantes do ensino médio

Feira movimenta Campus e divulga oportunidades de cursos aos estudantes do ensino médio

Mais de 19 mil estudantes do Ensino Médio de 274 escolas foram inscritos para a Feira das Profissões da UEL.

Em um emocionante momento de reencontro entre os estudantes do Ensino Médio das regiões Norte do Paraná e Sul de São Paulo com o Campus da Universidade Estadual de Londrina, a 10ª Feira das Profissões UEL 2022 registrou a presença de ao menos 12 mil jovens logo nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (2). Todos os centros de ensino, laboratórios multiusuários e demais estruturas e serviços prestados pela instituição foram rapidamente visitados pelos alunos, que também puderam interagir com estudantes de graduação dos 52 cursos. Ao todo, 19,6 mil secundaristas de 274 escolas foram inscritos para a Feira ao longo de todo o dia, o maior número dentre todas as edições do evento. 

Dentre as escolas inscritas, a ampla maioria (75,09%) é da rede pública. Ao mesmo tempo, 19 unidades informaram terem cadeirantes ou pessoas com outras deficiências (PCD) entre os seus estudantes, o que não foi um impeditivo para a visita já que a UEL conta com um Núcleo de Acessibilidade (NAC). Presente na tenda central montada no calçadão, o NAC trabalha para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas e metodológicas por meio do acompanhamento educacional de estudantes público-alvo da educação especial. 

Ainda na tenda central, o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), Eduel, Comissão Universidade para os Indígenas (Cuia), Núcleo de Estudos Afro-brasilerios (Neab) e a Associação de Ex-Alunos da Universidade Estadual de Londrina (Alumni-UEL) também estavam presentes. 

“Somos uma instituição pública, gratuita, que se fortalece no princípio da inclusão e diversidade, então ter um espaço de mostrar aquilo que somos fortalece a nossa relação com a comunidade. Essa abertura para esse momento de relação dos nossos estudantes de graduação com os estudantes da Educação Básica é fundamental. É uma tradição e um princípio que precisamos defender”,  destaca a reitora da UEL, Marta Favaro.

Para ela, além de aproximar os alunos do Ensino Médio com o universo acadêmico, permitindo a troca de informações, a Feira das Profissões é um momento importante para reforçar o convite para o Vestibular 2023, cujas inscrições já estão abertas por meio do site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops). “A nossa principal mensagem é ‘venham para a UEL!’. A Universidade Estadual de Londrina é uma das melhores universidades estaduais do Brasil”, destaca Favaro.

Foto: Gilberto Abelha/Labted

Inscrição para o Vestibular

Coordenadora de Processos Seletivos (Cops), Sandra Garcia reforça que a Universidade Estadual de Londrina é um importante espaço de elaboração do conhecimento através do ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, a participação na Feira das Profissões é um momento único para estudantes do Ensino Médio entendam amplamente o papel da universidade na sociedade. “A expectativa é de que a Feira, o trabalho de professores, técnicos e estudantes, contribua para tirar as últimas dúvidas em relação a escolha do curso. Estamos com as inscrições abertas e esperamos que venham fazer parte da UEL”. avalia.

As inscrições para o Vestibular 2023 permanecem abertas até o dia 10 de outubro. Esta  edição marca o retorno ao modelo em duas etapas e a ampliação dos locais de prova para outras quatro cidades do Paraná (Curitiba, Cascavel, Umuarama e Guarapuava). 

Provas

A UEL aplica a 1ª fase no dia 5 de março de 2023, com 60 questões de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática). Os candidatos aprovados seguem para a 2ª fase, que será nos dias 2, 3 e 4 de abril, quando serão cobradas questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, no dia 2; a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, no dia 3; e a Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais, no dia 4.  

Confira abaixo a produção da TV UEL sobre a Feira das Profissões:

Leia também