Reitoria alinha novas parcerias com a Receita Federal de Londrina

Entre as ações, foram indicadas parcerias em projetos que envolvam estudantes de diversos cursos, para inclusão no meio digital.

A reitora da UEL, Marta Favaro, esteve na Receita Federal de Londrina para estabelecer novos projetos conjuntos voltados ao atendimento à sociedade, a partir de serviços especializados e novos equipamentos. Juntamente com o vice-reitor, Airton Petris, e a chefe de gabinete, Lisiane Freitas de Freitas, a equipe da UEL foi recebida na terça-feira (28) pelo delegado da Receita, Reginaldo Cezar Cardoso, e pelo delegado substituto, Luiz Henrique Barros, ambos graduados pela Universidade.

Entre as ações, foram indicadas parcerias em projetos envolvendo estudantes de diversos cursos da Universidade, para atendimento a pessoas sem acesso ao meio digital, principalmente com orientação para o Imposto de Renda e, ainda, treinamento e formação de servidores da Receita.

A reitora explicou que essa demanda vem ao encontro da creditação da extensão e a reformulação do currículo dos cursos de graduação, que terão 10% da carga horária total destinada para atividades extensionistas. “Temos duas instituições públicas que podem se ajudar e contribuir ainda mais para o atendimento à comunidade”, defende Marta Favaro.

Outro ponto levantado foi a doação de novos equipamentos apreendidos pela Receita para serem utilizados em diversos setores da instituição, como forma de melhorar os serviços prestados interna e externamente.

Reunião na Receita de Londrina tratou de parcerias para projetos que envolvam estudantes de diversos cursos da Universidade, para atendimento a pessoas sem acesso ao meio digital (Foto: Beatriz Botelho)

Doações durante a pandemia

A visita da equipe da UEL à Receita também foi uma oportunidade para agradecer à parceria durante a pandemia da Covid-19, fundamental para possibilitar a inclusão digital dos estudantes da Universidade com doação de R$ 961 mil em equipamentos. Foram recebidos 1.131 smartphones, 135 tablets e 10 notebooks. Os equipamentos foram emprestados aos estudantes para que conseguissem acompanhar as aulas no ensino remoto.

Para a então pró-reitora de Graduação (Prograd), Marta Favaro, a relação com a Receita foi intensa e essencial para que as atividades de ensino pudessem continuar. “Acreditamos nas parcerias e buscamos fortalecê-las. Tivemos que viver o ensino remoto e, se não tivesse a parceria, não teríamos conseguido passar pelo período”, considerou.

Como explica o delegado Cardoso, esses produtos eletrônicos são aprendidos em grande quantidade porque a região é rota geográfica para o estado de São Paulo. O objetivo das apreensões é proteger o contribuinte que paga imposto e a proposta de doá-los vai ao encontro da visão da Receita de destinar equipamentos para parceiros com finalidade social. “Nossa prioridade são os projetos dos órgãos públicos e, dentre eles, os da educação”, defendeu o delegado.

Equipamentos de saúde

Além de equipamentos eletrônicos, durante a pandemia a UEL também recebeu doação de equipamentos de saúde, avaliados em R$ 580 mil, destinados ao Hospital Universitário (HU/UEL) e na Clínica Odontológica (COU). O delegado conta que se emocionou ao ver fotos dos equipamentos funcionando no HU e ajudando a salvar vidas. “Esse é o compromisso social que a gente tem com instituições como a UEL e com a sociedade.”

Outro repasse foi de materiais odontológicos que puderam ser utilizados por estudantes do curso de Odontologia nas atividades de ensino e de atendimento à população. “A Universidade tem uma política forte de inclusão e de permanência. Temos um programa de empréstimo desses materiais para os estudantes que ainda não tem condições de comprá-los”, explicou o vice-reitor, Airton Petris.