Diretoria do HV discute convênio para auxiliar municípios no atendimento a animais

A agenda incluiu uma visita técnica aos laboratórios do Hospital Veterinário.

A Universidade Estadual de Londrina realizou, na tarde desta quinta-feira (30), o segundo encontro entre lideranças e representantes de municípios da região do Médio Paranapanema (Amepar), que pretende viabilizar uma parceria para o atendimento a pequenos e grandes animais pelo Hospital Veterinário (HV/UEL). A agenda incluiu uma visita técnica aos laboratórios e serviu para debater as demandas dos municípios e a possibilidades de atendimento por parte da Universidade.

A necessidade de atendimento aos animais não é a mesma entre os 22 municípios que integram a Amepar, avaliou o vice-presidente da associação, o prefeito de Cambé, Conrado Scheller (DEM). No caso dos municípios maiores, como Cambé, exemplifica, a atenção deve ser maior com os cães e gatos abandonados, enquanto nos municípios menores a maior preocupação é com os animais de grande porte. “Por isso, o nosso desafio é realmente contagiar os nossos prefeitos. Mas precisamos entender que a solução mais rápida nem sempre é a mais interessante. Então, sugerimos para a Amepar levar para o governador o cuidado aos animais como é feito com o ser humano, ou seja, com a responsabilidade solidária. A causa animal não é só dos municípios, é do estado e do Governo Federal também, isso para podermos atender a um número maior de animais com qualidade”, avaliou.

A coordenadora do Núcleo Regional da Casa Civil da Região Metropolitana de Londrina (RML), Sandra Moya, destacou que a formação de um convênio com a UEL seria um passo muito importante para o fortalecimento da causa animal nos pequenos municípios da região. “Vamos fazer uma corrente entre municípios, estado e a Assembleia porque existe a necessidade e a vontade de alguns prefeitos de avançarmos com essa questão. Temos na UEL uma estrutura com excelentes profissionais e o estado está à disposição para fazer essa força tarefa”, disse, destacando o papel do deputado estadual Tiago Amaral (PSD) na interlocução entre a universidade e os municípios. Há duas semanas, a reitora da UEL, Marta Favaro, recebeu o deputado para uma reunião inicial sobre o tema.

A reunião da tarde desta quinta-feira foi conduzida pelo vice-reitor da UEL, Airton Petris; pelo Diretor do HV, Ulisses de Pádua Pereira; pelo diretor de Planejamento e Integração Acadêmica (Proplan), Sérgio Henrique Gerelus; e pela diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), a professora Inês Fonseca. Também estiveram presentes o assessor da vice-reitora, o professor Edmarlon Girotto, e a veterinária chefe da Divisão de Patologia Animal do HV, Cláudia Boselli.

Estiveram presentes o chefe de gabinete do deputado estadual Thiago Amaral, Antônio Amaral Junior; o secretário de Agricultura de Rolândia, Audinil Maringonda; e o diretor administrativo da Secretaria de Agricultura de Rolândia, Marcello Jordão Gomes; o secretário de Agricultura de Alvorada do Sul, Ever Dugolin; a secretária do Meio Ambiente de Sabáudia, Fernanda Anklan; e a assessoria de Planejamento de Sabáudia, Lucimara Sangi.