Museu de Zoologia abre para visitação neste sábado (2) sem agendamento
Museu de Zoologia abre para visitação neste sábado (2) sem agendamento
Localizado no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina, o Museu de Zoologia (MZUEL) estará aberto neste sábado (2), em horário especial, das 9h às 11h. Seguindo a programação do primeiro sábado do mês voltada às famílias, as visitas são guiadas por professores e estudantes extensionistas, não dependem de agendamento prévio e […]Localizado no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina, o Museu de Zoologia (MZUEL) estará aberto neste sábado (2), em horário especial, das 9h às 11h. Seguindo a programação do primeiro sábado do mês voltada às famílias, as visitas são guiadas por professores e estudantes extensionistas, não dependem de agendamento prévio e possuem custo de R$ 5, que pode ser pago via PIX. Crianças de até cinco anos são isentas.
Contando com um acervo de cerca de 37 mil peças, o Museu de Zoologia apresenta dezenas de espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis, insetos, crustáceos e peixes que podem ser vistos taxidermizados (empalhados), preparados como esqueleto seco ou imersos em álcool 70º. Desta forma, colaborando para a difusão do conhecimento de uma forma divertida, especialmente para as crianças.
De segunda a sexta, o Museu de Zoologia recebe agendamentos para visitas de escolas dos níveis Fundamental e Médio de toda a Região Metropolitana de Londrina (RML). As visitas são acompanhadas por estudantes do curso de Ciências Biológicas da UEL e capacitados para tirarem dúvidas e compartilharem informações sobre as várias espécies que integram o acervo do Museu.
Dúvidas e mais informações podem ser encontradas pelo e-mail mzuel@uel.br ou pelo telefone (43) 3371-5151.
Reformas
Recentemente, o Museu de Zoologia passou por uma série de reformas e obras de adaptação e reabriu em agosto deste ano. Criado em 1980, o espaço acompanha os estudantes de graduação e pós-graduação da UEL na disciplina de Zoologia para vários cursos, como Ciências Biológicas, Zootecnia e Agronomia. O contato com esta “coleção didática” também é parte fundamental da formação dos estudantes que vêm com suas escolas.
Rede
O Museu de Zoologia integra o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Taxonline, que reúne diversas coleções de botânica, zoologia e microbiologia de 18 instituições de pesquisa. O projeto representa uma rede disponibilizada na internet, reunindo 50 coleções catalogadas, com os registros disponibilizados em rede.
Por meio do projeto foram investidos R$ 218 mil, recursos da Fundação Araucária, do Governo do Paraná. As coleções são abertas a consulta de pesquisadores em qualquer parte do mundo. Todas estão disponíveis em portais especializados como a Rede SpeciesLink, o Sibbr (Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira) e o Gbif (Global Biodiversity Information Facility).