Simulação de julgamento prepara estudantes para competição nacional 

Simulação de julgamento prepara estudantes para competição nacional 

Ao menos 120 graduandos do curso de Direito da UEL participaram do III Treino Aberto à Comunidade Acadêmica, encontro que consiste em uma simulação de um julgamento e serve para preparar os estudantes para a 7ª Competição Brasileira de Processo, entre os dias 6 e 8 de novembro, em Brasília (DF). Pelo quarto ano consecutivo na competição, […]

Ao menos 120 graduandos do curso de Direito da UEL participaram do III Treino Aberto à Comunidade Acadêmica, encontro que consiste em uma simulação de um julgamento e serve para preparar os estudantes para a 7ª Competição Brasileira de Processo, entre os dias 6 e 8 de novembro, em Brasília (DF). Pelo quarto ano consecutivo na competição, a UEL será representada pelos graduandos do Grupo de Estudos em Processo Civil – GEPRO-UEL. 

Realizado ao longo deste sábado (26), o III Treino Aberto à Comunidade Acadêmica contou com a presença do Juiz de Direito Marcos José Vieira, titular da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Londrina. O magistrado avaliou a performance do grupo e teceu contribuições para a preparação dos competidores da UEL. A banca examinadora também contou com a participação do professor Ivan Martins Tristão, do Departamento de Direito Público, e do egresso Matheus Felipe Aguiar Barbosa, um dos fundadores do grupo. 

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e pelo Coletivo Processualistas, a competição simula o julgamento de um recurso apresentado em um caso hipotético perante “ministros” do Superior Tribunal de Justiça, representados por uma banca examinadora. 

As equipes inscritas, então, devem apresentar razões e contrarrazões por escrito e, posteriormente, dirigirem-se até a cidade-sede escolhida para receber a competição. Este ano, na capital brasileira, o evento irá ocorrer na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e no interior do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Além do professor Ivan Martins, são responsáveis pela orientação dos estudantes os docentes Thaís Aranda Barrozo (Departamento de Direito Privado) e Taigoara Finardi Martins (Departamento de Direito Público). 

III Treino Aberto à Comunidade Acadêmica foi realizado neste sábado, na UEL. (Foto: Arquivo Pessoal).

Contando com 17 membros, dentre graduandos e coaches, o GEPRO deixou bons resultados na 5ª e 6ª Competição Brasileira de Processo. 

Um dos atuais diretores, Henrique Cremonez Marcassi, aluno do 5º ano e membro do grupo há quase dois anos, defende a importância do GEPRO-UEL e das competições acadêmicas para a formação dos graduandos. “O grupo me trouxe e me traz uma visão muito mais do que acadêmica, mas prática, do estudo do direito processual, porque a gente estuda casos e elabora peças complexas hipotéticas que nos preparam, ainda na faculdade, para a prática da advocacia. Foi a melhor experiência da minha graduação!”, afirma o estudante.

Após oito meses de preparação, destaca o professor Ivan Martins, o grupo está entusiasmado em levar o nome da UEL para Brasília e conta com a torcida de toda a comunidade universitária. Para engajar estudantes nesta torcida, o grupo vem divulgando suas ações no perfil @geprouel.

Contando com 17 membros, dentre graduandos e coaches, o GEPRO é orientado pelos docentes Ivan Martins, Thaís Aranda Barrozo e Taigoara Finardi Martins. (Foto: arquivo pessoal).
Leia também