Pesquisadores participam de Workshop do Programa Amazônia+10, em Manaus

Pesquisadores participam de Workshop do Programa Amazônia+10, em Manaus

Estudos foram apresentados no Workshop Amazônia+10, realizado nos dias 29 e 30 de abril, em Manaus (AM)

Pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL apresentaram os primeiros resultados dos estudos desenvolvidos dentro do Programa Amazônia+10, iniciativa que envolve o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Araucária. Os estudos foram apresentados dentro da programação do Workshop da Iniciativa Amazônia+10, realizado nos dias 29 e 30 de abril, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus.

A UEL esteve representada pelo diretor do CCB, professor João Zequi (Departamento de Biologia Animal e Vegetal), Gerson Nakasato e Ligia Galhardi (Departamento de Microbiologia), e pela bolsista do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, Briani Bigotto. Também participou do evento o assessor da Diretoria Científica da Fundação Araucária, professor Fabiano Costa.

Equipe da UEL apresentou projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável de bioativos antimicrobianos e monitoramento e controle de agentes etiológicos da malária e dengue.
(Foto: Acervo pessoal).

O workshop reuniu durante dois dias mais de 200 pesquisadores de 24 estados brasileiros, além dos coordenadores das 39 pesquisas colaborativas. O objetivo foi apresentar os resultados parciais dos estudos divididos em quatro eixos principais: Povos Indígenas, Saberes Tradicionais, Governança e Território; Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Bioprodutos e Recursos Naturais; Cadeias Produtivas, Frutos Amazônicos e Bioeconomia e Doenças Infecciosas, Saúde e Zoonoses.

A equipe da UEL participou do evento apresentando o projeto “Prospecção científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável de bioativos antimicrobianos a partir de resíduos de plantas da Amazônia”, coordenado pelo professor Gerson Nakasato. A pesquisa envolve também os pesquisadores Sidnei Santos (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA) e Helena Keiko Toma (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ).

Já o professor João Zequi apresentou painel ressaltando o projeto “Inovações tecnológicas para monitoramento controle vetorial e dos agentes etiológicos da malária e dengue na Amazônia”, desenvolvido em parceria com a pesquisadora Rosemary Aparecida Roque, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Joelma Soares da Silva, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.