Abstenção na 2ª fase do Vestibular chega a 7,99%, contabilizando 565 candidatos

No domingo (26), foram 511 ausentes e nesta segunda-feira (27), mais 54 candidatos não compareceram ao Campus da UEL.

A taxa de ausentes na 2ª fase do Vestibular 2024 da UEL ficou em 7,99%, o que equivale a 565 candidatos que deixaram de comparecer, considerando os 7.075 estudantes aprovados na 1ª etapa. No domingo (26), foram 511 ausentes e nesta segunda-feira (27), mais 54 candidatos não compareceram. Os dados foram confirmados pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) e representa uma desistência baixa. No último Vestibular, realizado em abril deste ano, a abstenção chegou a 13,59%.

Nesta segunda (27), foi aplicada a prova de Conhecimentos Específicos, composta de 12 questões discursivas sobre três disciplinas elencadas pelos Colegiados de cada curso. Nesta terça-feira (28), a partir das 17 horas, será divulgada a expectativa de respostas de cada prova. O conteúdo estará disponível no portal da Cops.

Terceiro dia de provas

Na terça-feira (28) será realizada a Prova de Habilidades Específicas para 628 candidatos de quatro cursos de graduação. São 114 inscritos no curso de Arte Visual, 246 em Arquitetura e Urbanismo, 155 em Design Gráfico e 113 em Design de Moda. As provas serão nos períodos da manhã e da tarde, no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) e no Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Em virtude da aplicação dessas provas, as atividades acadêmicas e administrativas nestes dois Centros de Estudos estarão interrompidas, durante todo o dia.

Segundo a responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), professora Sandra Garcia, um levantamento recente demonstrou que os candidatos aprovam a prova do segundo dia da 2ª fase. Embora as questões sejam discursivas, elas oferecem ao estudante a possibilidade de expressar o conhecimento acumulado durante todo o Ensino Médio, de forma que os vestibulandos afirmam que têm condições de acerto maiores.

Mudanças previstas

Em entrevista realizada neste domingo, primeiro dia da 2ª fase, a reitora da UEL, Marta Favaro, confirmou que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) deverá avaliar um novo modelo de provas do Vestibular, que, se aprovado, deverá ser implantado a partir do próximo concurso. Um Grupo de Trabalho fez uma avaliação do atual modelo – realizado em duas etapas – ouvindo professores e alunos do Ensino Médio, ouvindo professores e alunos do Ensino Médio, além de estudantes ingressantes da UEL nos anos 2019 e 2020. O objetivo é adequar o processo de seleção dos futuros universitários à realidade de candidatos e escolas. Desde 2012 a UEL utiliza o atual modelo. A reunião do CEPE está marcada para a próxima quinta (30), a partir das 14 horas, na Sala dos Conselhos, no Campus Universitário.

2 dia foto por André Ridão (8)
2 dia foto por André Ridão (3)
2 dia foto por André Ridão (6)
2 dia foto por André Ridão (12)
next arrow

Levantamento demonstrou que candidatos aprovam a prova do segundo dia da 2ª fase. Embora as questões sejam discursivas, elas oferecem a possibilidade de expressar o conteúdo do Ensino Médio (Foto: André Ridão/ Agência UEL)

Além do novo modelo de Vestibular, os conselheiros também deverão avaliar uma proposta elaborada pela Câmara de Graduação para ajuste do calendário acadêmico, atrasado em seis meses, atrasado em seis meses, em decorrência da pandemia de covid-19. A proposta prevê que a partir de 2025 as atividades acadêmicas estejam alinhadas com o ano civil.

Cronograma

Passada a aplicação das provas, os candidatos devem se atentar aos próximos passos do Vestibular. No próximo dia 13 de dezembro, será publicado o gabarito definitivo da Prova de Língua e Literaturas (objetiva). O resultado será divulgado a partir das 17 horas, no site da Cops.

O resultado da 1ª convocação será publicado no dia 16 de janeiro, a partir das 12 horas. Neste mesmo dia será disponibilizada a consulta da relação dos classificados no Vestibular, bem como o boletim de desempenho dos candidatos na 1ª e 2ª fases.