UEL recebe R$ 260 mil em equipamentos doados pela Receita Federal

Reitora recebeu doações que, somadas às já recolhidas durante a pandemia, somam mais de R$ 1,8 milhões em equipamentos eletrônicos.

A Delegacia da Receita Federal de Londrina repassou oficialmente à Universidade Estadual de Londrina um lote de mercadorias apreendidas, avaliado em mais de R$ 260 mil, que serão utilizadas em diversos setores da instituição, como forma de melhorar os serviços prestados às comunidades interna e externa. O lote, entregue na segunda-feira (11), contém equipamentos eletrônicos, de informática e audiovisual. O pedido foi feito em março deste ano, em uma visita à sede da Receita, por meio de ofícios expedidos pelo Gabinete da Reitoria.

A reitora da UEL, Marta Favaro, agradeceu a ação em parceria com a Receita, que desde a pandemia da Covid-19 vem contribuindo com a doação de equipamentos para a Universidade. Somadas às doações já feitas, o valor supera R$ 1,8 milhões. “São equipamentos que serão de grande utilidade para nossa comunidade universitária. Nós temos organização e acompanhamento da utilização, que é de uso público e para atendimento da sociedade”, comentou a reitora.

Como explica o delegado da Receita, Reginaldo Cezar Cardoso, o objetivo das apreensões é proteger o contribuinte que paga imposto e a proposta de doá-los vai ao encontro da visão da Receita de destinar equipamentos para parceiros com finalidade social. “Nossa prioridade são os projetos dos órgãos públicos e, dentre eles, os da educação. Como temos a possibilidade de destinação, que seja para área de educação, onde nosso país mais precisa”, disse.

A reitora, Marta Favaro, e a chefe do Gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas, foram recebidas no gabinete do delegado a Receita, Reginaldo Cezar Cardoso (Fotos: Beatriz Botelho/Agência UEL).

A chefe de Gabinete da UEL, Lisiane Freitas de Freitas, reiterou que a instituição recebe os equipamentos com muita responsabilidade. Explicou, ainda, que os pedidos são feitos por relação institucional entre os dois órgãos públicos, com ofícios enviados pelo gabinete da Reitoria da UEL para o gabinete da Delegacia da Receita Federal.

Os equipamentos seguem agora para ser cadastrados como patrimônio público do Estado do Paraná. Depois, serão devidamente destinados aos setores da instituição.

Doações já recebidas

As doações da Receita Federal de Londrina foram fundamentais para possibilitar a inclusão digital dos estudantes da Universidade, com doação de R$ 961 mil em equipamentos durante a pandemia da Covid-19. Foram recebidos 1.131 smartphones, 135 tablets e 10 notebooks. Os equipamentos foram emprestados aos estudantes para que conseguissem acompanhar as aulas no ensino remoto. Além disso, a UEL também recebeu doação de equipamentos de saúde, avaliados em R$ 580 mil, destinados ao Hospital Universitário (HU/UEL) e à Clínica Odontológica (COU).