Universidade retoma contato com grupos da sociedade civil organizada

Reunião selou aproximação da Universidade com sociedade e discutiu o sistema de segurança do Campus, inaugurado em dezembro passado.

Em mais um movimento de aproximação com a sociedade, o vice-reitor, Airton Petris, e o prefeito do Campus, Luiz Cláudio Buzeti, foram até a sede da Polícia Federal (PF) em Londrina nesta terça-feira (24) para apresentar as ações da Universidade e se colocar à disposição para realizar parcerias, serviços e projetos junto ao órgão federal. Ao longo deste ano, mais visitas estão previstas para contato com grupos da sociedade civil organizada.

Um dos temas tratados com o delegado da PF, Kandy Takahashi, e o chefe do núcleo técnico-científico da PF, Eduardo Neris Marques, foi o novo Sistema de Segurança Eletrônica (SSE) do Campus Universitário, inaugurado em dezembro passado, que inclui, por exemplo, um sistema de videovigilância composto 111 câmeras com capacidade de cobrir 100% de toda a área do Campus.

Além disso, genética e inteligência artificial também foram temas de destaque na conversa. As duas áreas estão no escopo de atuação das investigações da PF e estão entre as pesquisas e ações já desenvolvidas na Universidade. Na mesma linha, a previsão da criação do curso de graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial também foi apresentada como possibilidade para atender às demandas da sociedade. Uma das demandas apresentadas pela equipe da PF foi o serviço de apoio biopsicossocial, para atendimento e cuidado da saúde mental de servidores da PF.

“Estamos abertos para atender às necessidades da sociedade, seja com nossos cursos de graduação ou com serviços que vão colaborar diretamente com a vida das pessoas”, disse o vice-reitor.

Aproximação

Desde o início da gestão, em junho, a reitoria da UEL tem se reunido com setores importantes de Londrina para se colocar à disposição para futuras parcerias, entre eles a Prefeitura Municipal de Londrina, Sociedade Rural do Paraná (SRP), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon) e Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL – TIC). O contato também se dá com diversos grupos da sociedade civil organizada, que manifestam apoio para a criação do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.