Osuel recebe menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná

Primeira orquestra do gênero criada no Paraná, Osuel é reconhecida pelos seus 40 anos de atividade

A Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) recebeu na última quinta-feira (28) menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelos seus 40 anos de atividades, sendo a primeira orquestra do gênero criada no Paraná. A honraria foi aprovada pelo plenário da casa no último dia 4 de março, por iniciativa dos deputados estaduais Goura (PDT) e Tercílio Turini (PSD). A cerimônia, realizada no Gabinete da Reitoria, contou com a presença dos deputados autores da homenagem, representantes da Administração da UEL, da Casa de Cultura e músicos que integram a Orquestra.

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, o reconhecimento dessa menção honrosa coloca em evidência o trabalho competente que vem sendo feito pela Orquestra. Ela lembra ainda que a Casa de Cultura é um dos 14 órgãos suplementares da UEL, onde está abrigada a Osuel.

“A UEL faz a diferença na vida dos londrinenses e dos paranaenses, porque nós prestamos serviços de todas as áreas. E aqui, um serviço muito especial na área da cultura, pela nossa Orquestra. Então, o nosso desejo é que essa menção, de fato, represente a todos aqueles que reconhecem a nossa Orquestra e a importância de mantê-la viva, funcionando e afetando a vida das pessoas com a cultura, com música de qualidade”, disse a reitora.

Da esquerda para a direita: Airton Petris, Marta Dantas, Rossini Parucci e Marta Favaro, da UEL, e os deputados estaduais Tercílio Turini e Goura

Um dos proponentes da premiação, o deputado Goura, afirmou que a homenagem é válida por dois  pontos principais: valorizar a cultura e valorizar a universidade pública. “É uma grande honra para nós, para a Assembleia Legislativa, junto com o deputado Tercílio, fazer essa menção honrosa para dar visibilidade e que essa visibilidade também se traduza em mais incentivos, em mais recursos, mais orçamento do governo do estado para a Orquestra e para a UEL”.

Na justificativa para a menção, os parlamentares afirmam que a Osuel foi criada em março de 1984, pelo então reitor Marco Antonio Fiori, tendo o maestro Othônio Benvenuto como coordenador. Nestes 40 anos, além de difundir a cultura erudita, a Orquestra gravou dois álbuns, teve participação em importantes eventos culturais e artísticos e desenvolveu ainda o projeto educacional “Concertos Didáticos”, que contribui para a formação cultural de estudantes da rede de ensino, estimulando novos públicos. Em 2003, a Osuel recebeu a “Comenda Ouro Verde”, concedida pela Câmara Municipal de Londrina.

O deputado Tercílio Turini reconheceu a importância da Universidade como patrimônio do Paraná, onde contribuiu de perto, como médico, professor e diretor do Hospital Universitário da UEL. “Na área cultural, a gente sempre entendeu também que a Universidade é um dos maiores patrimônios e  acompanhou desde a implantação há 40 anos atrás a Orquestra Sinfônica. As pessoas precisam de tantas coisas na vida, mas elas precisam também de cultura. Se não fosse a nossa Orquestra, muitas delas não teriam acesso também a essa música boa”, conheceu.

A honraria foi aprovada pelo plenário da casa no último dia 4 de março, por iniciativa dos deputados estaduais Tercílio Turini e Goura

À frente da Osuel, o maestro Rossini Parucci definiu o momento atual, de comemorações dos 40 anos da OSUEL, como muito feliz. Ele também agradeceu o olhar sensível dos parlamentares para as demandas da Orquestra. “A gente está com esperança de conseguir melhorias. Curitiba está sensível à nossa causa, não só à Orquestra, mas às outras necessidades da Universidade, afinal de contas, a UEL é a forma direta do Estado atender a comunidade. Então, a gente está muito feliz com esse reconhecimento e com essa atenção que estão dando”.

Estavam presentes também na entrega da homenagem o vice-reitor da UEL, Airton Petris; a chefe de gabinete, Lisiane Freitas; a diretora da Casa de Cultura, Marta Dantas; o chefe da Divisão de Música da Casa de Cultura, João Carlos Rolim; a coordenadora da Osuel, Paloma Scucuglia; e os músicos Gilberto de Queiroz, Marcelo das Virgens e Jorge Luiz Silva.

Temporada Ouro Verde 2024

Em 2024, a Orquestra fará uma temporada de 24 concertos divididos em quatro séries, nomeadas com diferentes espécies de café – Arábica, Bourbon, Catuaí e Conilon. Também fará parte da temporada a série Música de Câmara, além de três séries educacionais, voltadas para a formação de público. Os próximos concertos da Osuel na Temporada Ouro Verde serão nos dias 18 e 19 de abril, com a Série Bourbon. Confira a programação da Temporada Ouro Verde no catálogo.

Menção honrosa da Alep

Nos últimos anos, a UEL tem recebido menção honrosa de forma recorrente da Alep. Em outubro passado, a Universidade e o Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) receberam homenagem, entregue pelo deputado Cobra Repórter (PSD). Em junho, o parlamentar também homenageou o Grupo de Estudos sobre Envelhecimento (Gesen) da UEL. No mesmo ano, em abril, a reitora da UEL, Marta Favaro, foi reconhecida com menção honrosa, em indicação do deputado Alexandre Curi (PSD).

Por autoria do deputado Tercilio Turini, a Alep  também homenageou a Universidade nos últimos anos. Em 2022, foi a vez do curso de Ciências Biológicas, ao completar 50 anos. Em 2021, foi o cinquentenário do Hospital Universitário da UEL (HU/UEL). Em 2020, o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss foi homenageado pelo seu 50º aniversário pela Assembleia Legislativa do Paraná.